No âmbito das suas funções e de modo a sensibilizar a população para esta problemática, o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) de Águeda está a realizar, durante o mês de abril e pelo 6º ano consecutivo, a campanha laço azul.

À semelhança dos anos anteriores, a campanha foca-se não tanto no “mau-trato”, mas sobretudo na sensibilização para o “bom trato”. Este ano, a temática foi centrada na imagem da “família arco-íris” para que, de acordo com as diferentes cores e o seu significado, as famílias possam refletir sobre a importância de transmitirem aos seus filhos: harmonia e tranquilidade (tal como a cor azul), amor e felicidade (à semelhança do cor de rosa), esperança (tal como o verde), otimismo e inspiração (amarelo), força, coragem e motivação (vermelho), alegria e energia (laranja), valores (roxo), paz (branco) e estabilidade (como o cinzento).

Paralelamente à sensibilização nos diferentes estabelecimentos de educação e ensino do concelho e outras entidades, a campanha irá ser simultaneamente divulgada na rádio local, no site da UCC Grei Águeda e página do Facebook da UCC Grei Águeda (Centro de Saúde de Águeda).

Tendo em conta a atual situação pandémica, este ano não será possível realizar as habituais atividades dirigidas ao pré-escolar. Deste modo, a aposta será numa sensibilização mais próxima aos pais, através das equipas de saúde, durante as consultas de saúde infantil, com a entrega de calendários alusivos à temática da “família arco-íris”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *