Os CTT – Correios de Portugal, tendo em conta “a importância de assegurar a segurança e bem-estar dos pensionistas no atual contexto de pandemia covid-19”, vão prolongar algumas das medidas “excecionais e mitigadoras” implementadas no âmbito do pagamento das pensões, no mês de maio, “dado o sucesso” da operação de pagamento de pensões em abril.

Neste contexto, vai ser antecipada a emissão e pagamento dos vales, agora em três dias úteis, e faseada a distribuição, durante quinze dias, para compensar o feriado de 1 de maio, minimizando, assim, o risco de afluência aos locais de pagamento e de contágio. Os vales serão emitidos no dia 29 de abril e serão pagos previsivelmente até 13 de maio.
A partir do dia 4 de maio, todas as Lojas CTT terão novos horários, a funcionar das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, para fazer face à afluência, com exceção das lojas do Aeroporto e Centros Comerciais cujo horário é o adotado pela entidade que as acolhe.
Os CTT recordam que, para os pensionistas que pretendam receber o seu vale em casa, disponibilizam o serviço de pagamento de vales ao domicílio que pode ser solicitado, no momento, ao carteiro (custo de 1,80 euros).
Os vales têm a validade de um mês, pelo que os pensionistas que não necessitem de o fazer nos primeiros dias poderão efetuar o levantamento mais tarde, evitando os dias de maior afluência.
Os CTT lembram ainda que os vales são um meio de pagamento endossável, pelo que, com a assinatura do pensionista no verso do vale e fazendo-se acompanhar do documento de identificação do pensionista e da sua própria identificação é possível que um terceiro (familiar, cuidador, amigo) possa efetuar o levantamento do vale.
Os vales, devidamente endossados, podem ser depositados na conta do próprio ou em conta de terceiros, sendo possível estes disponibilizarem as verbas aos pensionistas, mesmo que para isso tenham de aguardar a liquidez em conta, evitando a saída de casa destes cidadãos.
Os CTT pagam cerca de 370 mil vales por mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *