O Centro das Artes e do Espectáculo de Sever do Vouga (CAESV) celebrou 19 anos de existência como centro cultural e ponto de dinamização da cultura em Sever do Vouga com concertos, exposições, workshops e os mais diversos espetáculos. A pandemia obrigou a revisitar este percurso a partir do conforto do lar.

No dia do aniversário foi tornado público nas redes sociais o álbum fotográfico da inauguração do CAESV em 2001, seguindo-se a vídeo-reportagem dessa mesma inauguração. Além da partilha de histórias e memórias, esta ação impulsionou também o processo de digitalização de intermináveis álbuns de fotografias analógicas e do VHS da inauguração, facilitando o acesso futuro a toda esta informação.

Foi inaugurada no dia 22 de novembro uma exposição virtual, com a promessa de ser uma exposição multimédia permanente, em constante alteração e evolução. Trata-se de uma exposição online que agrega vários meios artísticos e de comunicação, principalmente a fotografia, o vídeo, a modelação 3D e a escrita, entre outros. Os elementos expostos fazem parte, maioritariamente, do arquivo audiovisual do CAESV, sendo que a restante minoria são contributos dos severenses ou das entidades artísticas representadas.

A exposição é introduzida com uma breve história do edifício, da sua fundação como Cine-Teatro Alba, e da consequente remodelação que obteve em 2001, nascendo assim o atual Centro das Artes e do Espectáculo. Depois desta pequena introdução segue-se uma galeria de fotografias e vídeos, organizada cronologicamente de 2001 a 2020.

De momento esta exposição comemorativa, com a curadoria de Brígida Alves, diretora e programadora cultural do CAESV, e de Gonçalo Carvalho, técnico de arte e multimédia do CAESV, conta com mais de uma centena de fotografias, cinco vídeos, dezenas de objetos 3D e três textos, tendo obtido quase 600 visitas nos primeiros quatro dias.

Vídeo curto dos destaques da inauguração do CAESV

Vídeo completo da inauguração do CAESV

Exposição virtual comemorativa dos 19 anos do CAESV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *