“Faz a MALA!”, evento que vai decorrer entre os próximos dias 30 de outubro e 7 de novembro na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, em Águeda, pretende preparar a primeira edição da MALA – Manifestação Literária de Águeda, reagendada para junho de 2021.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara de Águeda, pretende criar “novos estímulos para o desenvolvimento do gosto pelo livro e pela leitura”, ambicionando “ser um marco no panorama cultural da região”. Focado na literatura, será aberto a outras disciplinas, pretendendo promover “uma reflexão coletiva entre autores, ilustradores, agentes literários e a comunidade”.

Elsa Corga, vereadora da cultura da Câmara de Águeda, resume o objetivo: “A MALA pretende ser um evento de promoção do livro e da leitura, com relevância para toda a comunidade”.

O programa deste evento preparatório, marcado entre 30 de outubro e 7 de novembro, é composto por conversas com personalidades de relevância do setor, exposições e oficinas de ilustração, atividades com a comunidade, criações de artistas locais e uma entrevista a Manuel Alegre (patrono da Biblioteca Municipal).

PROGRAMA DO “FAZ A MALA!”

DIA 30 – Às 17h30, inauguração da exposição “A Guerra”, de André Letria, que estará patente na sala polivalente da Biblioteca até ao dia 30 de dezembro. O ilustrador promoverá, nesse mesmo dia, às 21h30, uma oficina de ilustração para jovens e adultos e, no dia seguinte (dia 31), entre as 10 e as 12 horas, uma outra oficina de ilustração para famílias.

DIA 31 – Entre as 15 e as 17 horas, a Biblioteca receberá a ação “Quando aprendi a ler”, que contará com a participação da APCSA (Academia Portuguesa de Cultura e Solidariedade de Águeda). À noite, a partir das 21h30, o salão da União de Freguesias de Águeda e Borralha acolherá o “Histórias nas Freguesias”.

DIAS 2, 3 E 5 DE NOVEMBRO – Decorrerá um programa de webinars para reflexão sobre o futuro do livro, dos eventos culturais à volta da leitura, das feiras e de todo o tipo de manifestações literárias. O evento online será transmitido em direto na página da Biblioteca no Facebook.

DIA 2 – Às 18 horas, está agendada uma conversa sobre “Projetos históricos e de grandes formatos”, que contará com a presença de Paula Maria Ganhão (Fólio, Óbidos), João Paulo Proença (Projeto Europeu READ ON, Almada), Manuela Ribeiro (Correntes d’Escritas, Póvoa do Varzim) e um representante da Feira do Livro do Porto.

DIA 3 – Também às 18 horas, discutir-se-á os “Projetos com objetivos territoriais e/ou artísticos”, que contará com as presenças de João Seixas (Ler Devagar), Alberto Santos (Escritaria) e Sebastião Faro (Stolen Books).

DIA 4 – Rodolfo Castro é o convidado de “Histórias Giratórias”, que está marcada para as 10 horas, uma ação destinada aos jardins de infância e escolas básicas e que será transmitida online e em direto através da página da Biblioteca no Facebook.

DIA 5 – “Constatações, visões e utopias de quem trabalha na promoção do livro e da leitura” é o tema da conversa marcada para as 18h30 entre Teresa Calçada (LER+ PNL2027), Cristina Taquelim (Mediadora de Leitura) e Rui Breda (Dom Quixote).

DIA 6 – Também online, está marcada uma conversa com JL Pio Abreu, que terá como tema “A leitura como suporte à reflexão íntima” e é destinado ao público escolar do 11.º e 12.º anos. Às 18 horas, será inaugurada a exposição “Expor a MALA”, de Ivo Hoogveld e David Gama, que estará patente até dia 28.

DIA 7 – Ivo Hoogveld ministrará uma oficina de ilustração nesse sábado, entre as 10 e as 11 horas, na sala polivalente; enquanto David Gama propõe uma oficina entre as 11 e as 12 horas na sala fórum, para jovens. Ainda no sábado, às 11h15, decorrerá o espetáculo “Mundinêta… etapa #3: América”, de Ni Fernandes e, mais tarde, a partir das 14 horas, haverá um passeio poético, com os artistas Catarina Viegas e Luís Formiga, com partida do pátio da Biblioteca. Para as 15 horas, na sala polivalente, está agendada uma conversa sobre os autores locais e suas ambições e expetativas em relação à MALA. O programa terminará às 18 horas com uma entrevista com Manuel Alegre, numa parceria com a Rede de Bibliotecas de Águeda, e que será transmitida online na página da Biblioteca no Facebook.

Todas as atividades presenciais são gratuitas, mas limitadas às vagas disponíveis, pelo que é obrigatória a inscrição prévia, até à véspera do evento, através do e-mail: bmma.educativo@cm-agueda.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *