“Macieira de Alcoba vai ser aldeia turística”. O título é da edição do Diário Popular de 15 de Setembro de 1977. A página exposta na parede do restaurante A Escola, espaço concebido na antiga escola primária da aldeia.

Hoje, 33 anos passados, o turismo é visto como essencial para contrariar a desertificação. O restaurante foi criado, por iniciativa da Câmara Municipal de Águeda, com esse objectivo. “A ementa é original, não é uma cozinha elaborada, primamos é na matéria prima”, afirmaram os proprietários António Novo e Zulmira Marques ao RA. Tentam, a todo o custo, preservar os sabores tradicionais da serra.

O restaurante tem funcionado há três anos como motor do desenvolvimento local. Macieira de Alcoba, a freguesia mais serrana do concelho de Águeda, tem actualmente outros bons exemplos e dá os primeiros passos para a implementação de um projecto de desenvolvimento sustentável: a criação da aldeia pedagógica do milho antigo. Tem também percursos pedestres, os quais têm sido atracção de turistas.

Macieira de Alcoba, com pouco mais de uma centena de habitantes, está a 25 quilómetros da sede do concelho, em plena serra do Caramulo.

(reportagem completa na edição impressa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.