A Solzaima, líder nacional no setor do aquecimento com energias renováveis, investe 10 milhões de euros numa nova unidade fabril em Póvoa de Baixo, no limite da freguesia de Belazaima do Chão com Aguada de Cima.

Com 40 anos de existência em Belazaima do Chão, a Solzaima fabrica salamandras, recuperadores e caldeiras a lenha e a pellets, tornando-se com este investimento “a melhor fábrica ibérica”. A empresa, apesar da pandemia, “tem visto o seu negócio prosperar com um crescimento médio de 10% nos últimos três anos e a exportação dos seus produtos para países como Espanha, França, Irlanda, Brasil, Bélgica e Itália” – sublinha, em comunicado.

A nova unidade fabril construída este ano ocupa uma área de 10 hectares e 22.900 m2 construídos , tendo arrancado com a produção em outubro. “Esta aposta é fruto do crescimento gradual das suas três marcas (Solzaima, Fogo Montanha e Red Pod) no mercado de exportação, cujas vendas representam já 35% do negócio, bem como da aquisição de novos clientes europeus que fabricam em Portugal, na fábrica da Solzaima, as suas linhas de aquecimento a biomassa”.

LÍDER IBÉRICO

Com este investimento, a Solzaima posiciona-se como “líder ibérico no setor”, através da “modernização e melhoria de processos”, por forma a tornar o fabrico “mais eficiente e com melhor qualidade final”.

Investindo no “capital humano”, a empresa conta com 170 colaboradores. “O corpo de engenharia que desenvolve e fabrica todos os equipamentos das três marcas do grupo é português e inclui mais de 20 engenheiros”, explica Nuno Sequeira, CEO do grupo.

“São já mais de 20.000 as habitações aquecidas anualmente com equipamentos de energia renovável da Solzaima, sendo que o parque instalado à data conta com cerca de 500.000 habitações aquecidas a biomassa”, refere Nuno Sequeira, que regista “já nos meses de setembro e outubro uma procura bastante forte”.  O futuro “perspetiva-se de crescimento e consolidação”, uma vez que a empresa pretende atingir os “20 milhões de euros nos próximos 5 anos”.

A Solzaima tem sido reconhecida internacionalmente com vários prémios, distinguido os seus produtos.

Um comentário

  1. José Carlos Pereira

    Novembro 6, 2020 às 20:31

    Sintome orgulhoso com esta empresa, já trabalhei oito anos nela no tempo do S.Ivo e do seu irmão Tomás, José Matias e Amílcar Sousa, nos anos oitenta ajudei esta empresa,saí com muitas saudades mas,quem sabe um dia aí volte,o bichinho esta ca dentro,fui do tempo dos utensílios domésticos,painéis solares,termo acumuladores e os recuperadores de calor,soldei muitos. Parabéns Solzaima e quem gere.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *