O ato de lavar as mãos deve estar presente em grande parte das nossas rotinas diárias, como uma prática fundamental na prevenção da transmissão de microrganismos, dado que as mãos são um veiculo “sujo”! Iremos falar sobre alguns mitos associados à lavagem das mãos.

Atualmente, pela imposição trazida pela COVID-19, higienizamos as mãos muito mais frequentemente. Não iremos abordar como se lava/desinfeta as mãos, porque consideramos que já detêm esse conhecimento, ao fim de largos meses de prática! Iremos sim falar sobre alguns mitos associados à lavagem das mãos.

Higienizar as mãos demais prejudica as bactérias boas? A higiene das mãos mata as bactérias prejudicais e as benéficas. No entanto, as últimas estão também nas camadas mais profundas da pele e rapidamente voltam a colonizá-la. Por isso, não tema higienizar demais as suas mãos. O importante é escolher um produto adequado que proteja a pele.

Higienizar as mãos com álcool é melhor que com água e sabão? Estudos demonstram que o álcool mata mais bactérias do que a higienização com água e sabão, sendo mais rápido e mais fácil de ser transportado. Por isso, lembre-se de ter sempre um frasco perto de si! Porém, existem situações que é necessário lavar com água e sabão, como por exemplo: quando apresentar as mãos com sujidade visível.

Usar luvas dispensa a higiene das mãos entre uma troca e outra? Esta é óbvia, mas não podia deixar de colocar. Usar luvas não dispensa a higiene das mãos. Antes de calçar e depois de retirar. SEMPRE!!!!

Áreas mais esquecidas na higiene das mãos: polegares, pontas dos dedos e entre dedos. Tenha em atenção sempre essas áreas! Estudos demonstram que são as mais esquecidas.

Na higiene das mãos, a eficácia depende mais da técnica do que do tempo ao realizar a higiene das mãos. Claro que uma boa técnica afeta o tempo mínimo, tanto para a fricção com álcool gel ou a lavagem com água e sabão, mas não adianta ser demorado e não friccionar todas as áreas.

Na higiene com água e sabão, o primeiro passo é molhar as mãos. Um detalhe simples, mas que faz diferença, pois quando molha as mãos primeiro, o sabão é melhor distribuído e age melhor.

Lave as suas MÃOS! PEQUENOS GESTOS SALVAM VIDAS!!

CONCEIÇÃO COIMBRA  | enfermeira da Unidade de Cuidados na Comunidade Grei Águeda (Centro de Saúde de Águeda)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *